A Escova Alisadora realmente funciona?

A febre do momento é adotar em sua vida tudo que oferece soluções rápidas e resultados instantâneos. A escova alisadora de cabelos está muito bem nesta categoria de imediatismo. Mas, será que a competência pode estar aliada à qualidade? Isto é, seria possível realmente alisar os cabelos e mantê-los lisos por algum tempo? Bem, tire as suas dúvidas agora mesmo!

O que é uma escova alisadora? escova para alisar cabelo

Eu sei que você quer saber, mas, primeiro faça como eu: Você está disposta a testar uma escova alisadora em seus cabelos? Ok, então nós sabemos como você pensa. Pois bem, uma escova alisadora de cabelos é exatamente isso: uma escova combinada em um equipamento eletrônico que alisa os cabelos usando temperatura elevada. Nada de produto químico e nada de touca térmica.

O desenho é bem arrojado, com controles de temperaturas, painéis LCD com sugestões de combinações de temperaturas e ações. Tudo muito acessível e peso leve o suficiente para não cansar o braço durante a operação. As cerdas da escova são especialmente desenhadas para suportar altas temperaturas e ainda assim proporcionam conforto e segurança ao couro cabeludo. A ergonomia é também um fator importante, com a facilidade de manuseio em 360⁰, além da proteção e isolamento com cabo de cerâmica.

Quais os benefícios de uma escova alisadora?

Não há mais necessidade de lavar, escovar, usar o secador e repetir a operação em cada mecha, mesmo que tenha cabelos longos. Este produto faz as duas coisas ao mesmo tempo. Parece muito bom para ser verdade? É que, segundo os criadores, estes aparatos fazem parte de uma nova geração de alisadores de cabelos que prometem desembaraçar, alisar e até ajudar na formação de alguns cachos. Isso tudo sem deixar de lado o fato de garantir beleza total em seu penteado. Mas, a questão maior é: “Essas coisas realmente funcionam?” Bem, vamos deixar você decidir…

  • As escovas são fáceis de usar, além de práticas e portáteis.

  • Quando seguir a instruções e conseguir dominar os instantes iniciais de entusiasmo, a escova de cabelo será capaz de economizar tempo nos penteados e estará pronta em segundo.

  • Após a primeira aplicação já pode notar que os seus cabelos estão mais bonitos e saudáveis.

  • As escovas, quando bem utilizadas, dão a impressão de cabelos naturalmente lisos. A relação custo/benefício é excelente.

  • Os íons de turmalina presentes nas escovas selam as cutículas dos cabelos e minimizam o frizz dos fios.

  • As cerdas massageiam o couro cabeludo, pois suas extremidades permanecem frias.

  • O alisamento acontece desde a raiz dos fios até as pontas.

  • Você tem acesso a ajustes finos de temperatura que são ideais para todos os tipos de cabelos.

  • Aquecimento instantâneo proporciona resultados imediatos e não deixa você perder tempo.

  • As escovas são ideais para todos os tipos de cabelo, até aqueles que já foram quimicamente tratados. Não causam danos aos fios.

Quais as diferenças entre as escovas e as pranchas de cabelos?

Agora que já sabe dos benefícios da escova alisadora de cabelos, vamos falar sobre a prancha, ou chapinha como é popularmente conhecida.

  • Ao contrário da escova, a prancha tem maior propensão de causar danos sérios aos fios de cabelo, como queimaduras intensas. O contato nas pranchas é mais direto com os fios do cabelo.

  • As pranchas podem deixar marcas de queimaduras nos fios do cabelo. As temperaturas nas pranchas são mais intensas, mesmo após a regulagem. É necessário um ajuste perfeito para cada tipo de fio de cabelo.

  • Apesar de algumas pessoas, por questão de preferência ainda usarem as pranchas, muitas acabam mudando para as escovas quando percebem que o tempo de uso é mais rápido, mais seguro e não existe a possibilidade de queimar os fios, como é o caso das chapinhas.

Maneira correta de usar as escovas

Apesar de fácil, seu uso é bem parecido com o de uma prancha. Basta conectar, regular a temperatura ideal para os seus cabelos e utilizar como uma escova para obter o penteado que deseja. O recomendado é pentear mecha por mecha, sem tentar alcançar o resultado mais rápido com todos os fios de uma única vez. Você pode escovar com as cerdas voltadas para cima ou para baixo.

Assim como acontece com qualquer outro produto eletrônico, alguns cuidados e bom senso são ideais para o uso seguro de uma escova de cabelos: 

  • escova que alisa

    Verifique a voltagem antes de conectar na tomada.

  • Esta é uma escova alisadora elétrica, e como tal deve ser usada longe de qualquer contato com água enquanto estiver ligada na tomada. Não use na banheira e nem embaixo do chuveiro. Eletricidade e água não se misturam!

  • Aconselhamos o uso da escova com os cabelos secos. Assim, não haverá risco algum de choque elétrico.

  • Não use químicos alisadores ou gel fixadores com as escovas.

  • Esta é uma escova elétrica, portanto quando terminar retire-a da tomada e guarde em um lugar seco e longe do alcance das crianças.

Embora a escova para alisar cabelo tenha surgido no mercado há alguns anos, já houve melhorias no projeto original. Uma modificação clara é que os modelos mais recentes agora possuem cerdas e pontas contínuas arredondadas que ajudam a reduzir o risco de danificar seus cabelos. Outro aspecto positivo das escovas é o tempo mais rápido de aquecimento. Além disso, assim como os alisadores tradicionais, algumas escovas emitem íons negativos, que devem neutralizar os íons positivos presentes nos cabelos mais crespos (frizz).

Recomendações finais

A tecnologia de íons e a forma de “desembaraçar” da escova de alisamento de cabelo são suas maiores características, tornando-a um dispositivo elétrico prático que também ajuda a proteger os fios dos cabelos. A maioria dos modelos aquece até alcançar temperaturas de 185C e possui cerdas especialmente projetadas com pontas isoladas. Isso permite que você escove seu cabelo como faria com uma escova tradicional, sem qualquer medo de queimar o couro cabeludo.

Então, se estiver pensando em adquirir uma escova que alisa você deve optar por tecnologia de cerâmica e turmalina devido às suas propriedades de aquecimento rápido. E, da mesma forma que você escolheria uma prancha de alisamento pelo tamanho do barril de acordo com seu tipo de cabelo, o mesmo deve acontecer com a escova para alisar cabelo. As opções variam de estilos de escova, desde ovais que se parecem com escovas tradicionais até escovas redondas belo com cabeça semelhante a um barril, além de outras com função de cabeça rotativa.

Por mais repetitiva que eu possa ser, existem, no entanto, algumas pequenas advertências sobre as escovas alisadoras. Uma coisa a ter em mente é que elas são projetadas para serem usadas apenas em cabelos secos, então, se acabou de lavar os cabelos, você terá que secar muito bem todos os fios. E por causa do seu design parecido com uma escova tradicional, algumas pessoas disseram que não funciona muito bem com cabelos mais curtos. Eu testei somente com cabelos longos, infelizmente.

escova alisadora eletrica

Então a pergunta inicial: Será que realmente funciona?

Eu posso responder e afirmar que em meus cabelos foi excelente. Não são tão longos e nem muito ondulados, mas tive a chance de comprovar com uma amiga com cabelos crespos que usa a escova com frequência. Ela afirma que em algumas situações, os cabelos permanecem lisos por até três dias inteiros. Isso, em minha opinião é um ótimo resultado e uma resposta positiva. Elas realmente funcionam!

Leave a Reply